Bem, vamos lá.
Sou brasileiro, nascido em Joinville, SC. Em 2014 eu decidi que queria vir para os Estados Unidos (minha irmã havia morado aqui no passado e meu sonho era vir conhecer), sendo assim em Julho de 2014 decidir viajar até São Paulo pra tentar o visto americano e deu certo.
Passo 1 – Conseguir o visto (FEITO)
Com o visto na mão o próximo passo definir o que eu iria fazer com casa, trabalho e começar a planejar a vinda para os EUA. Depois de estar trabalhando no setor de TI de uma empresa por quase 8 anos decidi ser honesto com e compartilhar esse plano que eu tinha de vir morar aqui e se eles me ajudariam me “desligando” da empresa (assim eu não perdia nenhum direito trabalhista). Falei com meu chefe em Agosto de 2015 e em Fevereiro eu já havia saído da empresa.
Passo 2 – Emprego no Brasil (FEITO)
A casa foi muito mais fácil, eu tinho um pequeno apartamento na minha cidade e decidi que iria vender o que pudesse e iria deixar o apartamente fechado por alguns meses (caso eu não gostasse ou não se adaptasse eu poderia voltar pra minha casa a qualquer momento), é lógico que isso nunca aconteceu.
Passo 3 – Casa no Brasil (FEITO)
Hummm.. legal tudo ótimo mas você deve estar se perguntando, mas onde você foi morar? Pois é, eu procurei várias cidades aqui nos EUA mas no final eu cheguei em 3 finalistas. Orlando, Boston ou São Francisco, cada uma dessas cidades tem suas vantagens e desvantagens. Orlando é ótima, mas sempre tive a impressão que é um “Brasil” que de certo, muitos brasileiros e latinos, achei que eu não terei muitas oportunidades de vivenciar a verdadeira experiência americana. São Franciso é demais, linda, a clima é perfeito, porém o custo de vida é muito alto. Boston foi a escolhida, e alguns motivos que colaboraram para isso foram: uma comunidade brasileira grande, mas não muito, ou seja, se a saudade batesse eu tinha uma comunidade pra me apoiar. Boston é uma cidade com espírito jovem e muito progressista. Não é muito grande nem muito pequena (eu gosto sempre de dizer que Boston é Curitiba dos EUA). O contra de Boston fica por conta do inverno que é um pouco depressivo. Mas quer saber? Ñão é de todo mal, o inverno faz você realmente dar valor a todas as outras estações e faz você tentar aproveitar ao máximo.
Passo 4 – Decidir pra onde ir (FEITO)
Muito bem, cheguei aqui e passei por vários perrengues mas sobrevivi. Hoje fazer quase 5 anos que estou morando aqui e posso dizer que não me arrependo da decisão. A ideia de criar esse blog surgiu pelo fato de eu identificar a falta de conhecimento de eu tinha em relação a educação financeira. Eu queria aprender como usar, ganhar e economizar dinheiro de uma forma mais eficiente. Sendo assim eu vou compartilhar com vocês aos poucos coisas que faço no dia-a-dia que me permitem alcançar meus objetivos.
Passo 5 – Fazer, Gastar e Economizar (EM PROGRESSO)
Espero que você goste dos conteúdos que estão por vir.
Grande abraço.
Jozias
